O Grande Conflito Homem Social Homo Economicus e Nacionalismo - Homens seguindo Algorítimos
El Gran Conflicto - Mecanismo de Domesticación Humana Câmaras de Eco Buracos Coelho e PolarizaçãoVisão linear convencional da história humana é Fake News
Eras de Caçadores Coletores, as Eras Agrícolas e as Eras de Cidades Estados foram conceituados por conflitos de interesses.
No livro "The Dawn of Everything: A New History of Humanity" de David Graeber e David
Mostram evidências de que as sociedades humanas foram muito mais complexas e variadas em suas organizações sociais, políticas e econômicas do que muitas vezes é reconhecido.
Assentamentos e formas de organização social que desafiam nossa compreensão tradicional.
A transição para a agricultura não foi uma linha reta em direção à civilização, nem sempre resultou em hierarquias rígidas ou Estados autoritários. Em muitos casos, as pessoas adotaram a agricultura mas mantiveram formas de organização social flexíveis e igualitárias.
Desenvolvimento de Cidades-Estado: As primeiras grandes cidades eram organizadas de maneira bastante diferente das cidades-estado hierárquicas tradicionais. Algumas autônomas, com moradores vivendo sem a necessidade de governantes centralizados.
Reinterpretação do Dinheiro: As origens do dinheiro teve origem em sistemas de crédito e débito sociais complexos, que precedem a invenção da moeda.
Ao longo do livro, os autores destacam como as sociedades indígenas das Américas (e de outras regiões) possuíam ricas tradições intelectuais e práticas sociais que oferecem alternativas valiosas às estruturas de poder autoritárias e ao capitalismo de mercado que dominam o mundo moderno.
Foco: Lucro e seguidores
República Exército e Nacionalismo Cristão
O poder Republicano militar Financeiro: Autoritarismo sob bandeira Democratico conservadora de Nacionalismo Cristão no caso do Brasil.
Privatizações e elaboração de Regras e Leis Imorais para ter aparências legais.
1952 -Arquivo Getúlio Vargas. cit. 52.12.02/4 From Oswaldo Aranha:
“…Esse Governo será Republicano Militar...
Wall Street será Estado-Maior… … O Capitalismo no poder não conhece limitação…”
Ferramentas usadas: Lavagem cerebral com Extremismos digitais e Ciência da Dúvida - Conservadorismo e ativismo nos órgãos reguladores congresso, Sistema jurídicos, Homem Social e Homo Economicus
Ciência da dúvida - Contratação de equipes científicas para colocar dúvidas nas publicações que contradigam o poder econômico.
Homem Social
Rutger Bregman é um historiador e autor holandês conhecido por seus pontos de vista progressistas e otimistas sobre a natureza humana, particularmente expressos em seu livro "Humanidade: Uma Nova História do Homem" ("Humankind: A Hopeful History" na versão em inglês). Nesta obra, Bregman desafia a noção predominante de que os seres humanos são intrinsecamente egoístas e predispõem à maldade. Ele argumenta, com base em pesquisas de várias disciplinas, que a bondade e a cooperação são aspectos centrais da natureza humana.
Antes da Invasão Europeia as culturas ameríndias no continente americano eram diversificadas e ricas, cada uma com seus próprios princípios, valores, sistemas sociais, religiosos e políticos.
Alguns Possíveis Conceitos existentes no Continente Americano antes da Domesticação Europeia:
Democracia Representativa / Federalismo / Separação de Poderes/ Importância do Consenso / Direitos Individuais e Sociais
A Confederação Iroquesa é conhecida por ter uma das mais antigas democracias vivas do mundo, com um sistema sofisticado de governança baseado em princípios como o consenso, a divisão equitativa do poder e a responsabilidade coletiva. - Iroqueses (fundação por volta do ano 1142 da Era Comum)
Liberdade de vir, ficar, ir, ser e desobedecer
Fruição - Um estado ativo de engajamento e apreciação com o Ser e Fazer;
Në ropë - Fluxo Vital ou condições dentro fora da célula para a existência da vida;
Weicho - Jeito Cultura ou propriedade das coisa ou seres;
Yãy hã mīy - Ator Social e/ou Hábitos específicos para determinados fins;
Corpo Território - Percepção vivencial como parte do todo;
Movimento das Águas - Ciclo da água dentro e fora do ser vivo;
De: "Dialogical Multiplication: Principles for an Indigenous Psychology" temos:
Holismo
Relacionalidade
Comunalismo
Reciprocidade
Respeito
Conexão com a Terra
Ciclicidade
Dos Toltecas (O quinto compromisso - Don Miguel Ruiz):
Seja impecável com sua palavra
Não leve nada para o lado pessoal
Não faça suposições
Faça sempre o seu melhor:
Seja cético, mas aprenda a ouvir
A Constituição teve sua inspiração em muitos conceitos Ameríndios.
Benjamin Franklin foi um defensor do estudo das formas de governança indígena e estava ciente dos sistemas políticos dos povos indígenas americanos.
Uma Diagonal Histórica Antes de 1500
Serra da Capivara é famosa por seus sítios arqueológicos, com pinturas rupestres que datam de até 25.000 anos atrás.
Crânio de Luzia - 11.000 a 12.000 anos antes da Era Comum (a.E.C.)
O crânio de Luzia representa os povos Paleoamericanos, que habitaram a região que é hoje o Brasil.
Caral-Supe (Civilização Caral) 2600 a.E.C. (antes da Era Comum)
Localizada na região do atual Peru, Caral é uma das mais antigas cidades das Américas, com evidências de urbanismo complexo e sociedade organizada.
Eles valorizavam a arquitetura monumental, o que é evidenciado pelas pirâmides e estruturas cerimoniais, sugerindo uma forte liderança e sofisticação cultural, possivelmente com ênfase em práticas religiosas e gastronômicas.
Maias
Período Pré-Clássico - 2000 a.E.C. a 250 E.C.
Durante esse tempo, os Maias estabeleceram as primeiras aldeias agrícolas e os primeiros centros cerimoniais.
Período Clássico - 250 E.C. a 900 E.C.
Os Maias da Guatemala experimentaram seu auge, com o desenvolvimento de grandes cidades-estado como Tikal, El Mirador e Quiriguá. Esta era é marcada por significativos avanços em arquitetura, matemática, astronomia, arte e escrita.
Período Pós-Clássico - Após 900 E.C
Amazonas - 1.000 a 1.500 a.E.C. (antes da Era Comum)
Chefias Complexas: um líder exercia autoridade sobre vários povoados ou territórios.
Existiam extensas redes de aldeias interconectadas por sistemas de estradas e canais, sugerindo uma organização social complexa e possivelmente uma forma de governança unificada ou federada.
Olmecas 1400 e 400 a.E.C. (antes da Era Comum)
Eles valorizavam a harmonia com a natureza, o que é evidente em sua arte e arquitetura, e tinham um complexo entendimento cosmológico e espiritual, que influenciou culturas posteriores como os Maias e os Astecas.
Toltecas - 900 e 1150 da Era Comum (E.C.)
Os Toltecas são conhecidos por suas contribuições artísticas e arquitetônicas
Jackson's Lives