Comumente as palavras estado e governo são utilizadas como sinônimo, como aqueles que "representam um povo", entretanto, essas palavras são distintas e executam papéis diferentes na nossa sociedade. Além disso, esses termos tendem a ser muito criticados, como aqueles que nada fazem pelo povo, mas, na prática, conhecer o que cada um significa e como contribuem com a sociedade é importante e diria que essencial à qualquer cidadão.  

Com certeza você já deve ter ouvido a seguinte frase "O Estado Brasileiro se posicionou de tal forma" "O governo brasileiro tomou tais medidas". Isso acontece porque no campo teórico e político existe essa divisão entre os termos, embora, culturalmente, ainda seja bastante comum confundi-los. Talvez essa confusão se deva ao fato de nosso presidente da república ser "chefe de estado e chefe e governo" ao mesmo tempo.

Mas, vamos tentar entender melhor essa divisão - Estado refere-se a um território soberano, ao poder público impessoal, estável e permanente. Este, configura-se como um conjunto de instituições políticas dos três poderes - executivo, Legislativo e Judiciário. Essas instituições representam, organizam e tem o dever de servir à população. É importante também destacar que estamos nos referindo a Estado com "E" (E maiúsculo) porque estado (com "e" minusculo) significa estados federativos (Ceará, Rio grande do Norte, São Paulo, etc.) que compõem esse Estado maior.

Já governo refere-se a uma das partes que compõem o Estado, como se fosse sua divisão administrativa. O governo administra-o por meio da formulação e implementação de medidas que levem em conta as dinâmicas do país. Este, não é apenas uma única esfera, por isso que temos governo federal, estadual e municipal. O governo é elegido pelo povo para representar naquele período determinado (no Brasil por 4 anos) sua população.

Ou seja, o estado representa o TODO, abragendo toda uma sociedade política. Já o governo é geralmente eleito para administrar o Estado por um determinado período, representado por um grupo político.



O ESTADO É PERMANENTE, ENQUANTO DURAR ESSE PAÍS (SUA SOBERANIA) ESSE ESTADO NÃO SE ALTERA, JÁ O GOVERNO É TRANSITÓRIO!


BLOG BrainLatam Highlight - BLOG BrainLatam Lo más destacado de este Instante
- Culture development, Behavior, perception and Latin American Consciousness in First Person

Referência

APPSINDICATO. https://appsindicato.org.br/qual-a-diferenca-entre-governo-e-estado-e-entre-servidores-e-indicados-politicos/. Acesso em: 16 de Dezembro de 2020.


* This is a social networking platform where blogs are made by customers and researchers.
* The content published here is the exclusive responsibility of the authors.


Autor:

Livia Nascimento Rabelo

#neuroeducation-neurodevelopment #skill-learning #perception #language-processing #attention-control-consciousness #brain-stimulation #mobile-eeg #plasticity-neurofeedback-neuromodulation #eeg-electrode-caps #social-interaction #motivation-emotion-craving #self-perception-consciousness #semiotics-research #executive-legislative-judgment-functions #neuropolitics #human-competence #sentience-consciousness #decision-making #metacognition-mindset-premeditation #social-preferences #cultural-neuroscience #autonoetic-consciousness #aging-maturity-innocence #neuroeconomics